quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Maior do Mundo: Mais um frigorífico "brasileiro" entre os maiores

A JBS-FriBoi, anunciou a compra dos frigoríficos Pilgrim's Pride (segunda maior processadora de frango dos EUA) e do BERTIN, frigorífico brasileiro. Com a nova aquisição, a JBS-FriBoi contará com uma capacidade de "abate" superior a 90 mil cabeças de gados por dia.

O faturamento do maior frigorífico do mundo deve atingir cerca de 58,7 Bilhões de reais anuais, segundo o portal exame. Com esse faturamento, a JBS-FriBoi, será a 3 maior empresa do Brasil, perdendo apenas para Vale do Rio Doce (faturamento de 61,6 bilhões -2008) e a estatal Petrobras.

Ranking das maiores empresas brasileiras:
EmpresaReceita (em bilhões de reais)*
Petrobras200,85
Vale61,68
JBS35,92
Gerdau35,23
Ultrapar31,38
Eletrobras27,6
Telemar24,35
Ambev22,31
*12 meses até jun/09
Fonte: Economática

A nova "fusão" do mercado frigorífico brasileiro, ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão que disciplina a ação das empresas contra a formação de monopólios em setores da economia.

Recentemente outras duas empreas do mercado frigorífico anunciaram fusão ou expansão, o Mafrig havia anunciado a compra da Seara na semana passada por R$ 1,6 bilhão. Em maio, Perdigão e Sadia formaram a Brasil Foods.

Essas últimas compras e fusões garantem dinamismo e competitividade as empresas, servindo de estímulo a outros setores que necessitam de maiores estímulos para alcançarem o mercado internacional. Seguindo o exemplo dos também gigantes Itaú e Unibanco, que no começo do ano se uniram para formar o 17 maior banco do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário