segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Expectativa para o Natal é alta, economia deve contar com R$ 140 Bi a mais que em 2008

Do Jornal Estadão:
Por :Márcia De Chiara e Marcelo Rehder


A economia brasileira deve contar com cerca de R$ 140 Bilhões de reais a mais do que no ano passado para impulsionar as vendas de final de ano. Esse aumento é oriundo do pagamento do 13° salário, redução da taxa de juros (menor dos últimos 14 anos) e concomitantemente o aumento do crédito gerado pela redução dos juros e a retomada do crescimento da economia e do emprego.

Entre os indicadores que mostram essa reversão estão as taxas de juro ao consumidor, que fecharam agosto em 7,08% ao mês, em média, a menor em 14 anos. Também os prazos máximos para compra de carros e outros bens hoje se equiparam ou até superam os de agosto do ano passado, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças , Contabilidade e Administração (Anefac). E a massa real de rendimento dos ocupados continua a crescer, porém num ritmo menor que em 2008.

Estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que o pagamento do 13º salário deve injetar R$ 75,8 bilhões na economia até dezembro. "Nossa projeção é conservadora", diz o presidente do Ipea, Marcio Pochmann. Ele argumenta que os cálculos incluem 60,5 milhões de assalariados e 15,3 milhões de aposentados e pensionistas da Previdência. Pela dificuldade de obter dados, ficaram fora da estimativa os trabalhadores informais que recebem 13º.

Empresários do comércio estão otimistas. "Vamos ter o melhor Natal desde 1995, quando chegamos ao Brasil", prevê Marcelo Viena, vice-presidente comercial do Wal-Mart. Para a linha de vídeo e informática, o volume de pedidos para o Natal deste ano é entre 20% e 25% maior na comparação com 2008. Nos eletrodomésticos , como geladeiras, fogões e máquinas de lavar, o acréscimo foi de 10% a 15%.

As Lojas Colombo ampliaram em 20% os pedidos de eletrodomésticos , enquanto em informática o acréscimo foi de 20% e nas TVs, variou entre 30% e 40%. Gladimir Somacal, diretor de compras da rede, diz que a dificuldade é a indústria atender os pedidos, em especial no caso de TVs de LCD.

As Casas Bahia confirmam a dificuldade de formar estoques. A empresa trabalha com a projeção de ampliar em 20% as compras de produtos para o Natal se tiver produtos disponíveis na indústria.

No DF a espectativa também é otimista. As vendas no comércio no Natal de 2008 já foram positivas, mesmo no cenário de crise. Este ano o setor conta com os novos empregos gerados e com o esperado "fim da crise".


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