segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Câmara dos Deputados promoverá audiência para debater o "padrão de plugs e tomadas"

A Câmara dos Deputados realizará no próximo dia 25 de novembro, às 14 horas, no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, audiência pública para avaliar a padronização de tomadas e plugues elétricos estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os fabricantes precisam se adequar aos novos padrões até janeiro de 2010, segundo norma do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A partir dessa data, os aparelhos nacionais e importados precisarão ter plugues bipolar (com dois pinos redondos) ou bipolar com aterramento (com três pinos redondos). Segundo a ABNT, a adoção desses padrões vai garantir maior segurança aos usuários.

São convidados para debater a questão:
  • o diretor-geral da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Ricardo Rodrigues Fragoso;
  • o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Arthur Sanchez Badin;
  • o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), João Alziro Herz da Jornada;
  • o presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato.
A padronização de plugs e tomadas da forma proposta pela ABNT gera uma polêmica levantada por alguns deputados, por ser exclusivamente nacional e porque seria uma forma de protecionismo comercial.

Por outro lado, a padronização promoveria a economia de energia, reduziria os riscos de acidentes e incêndios e promoveria a proteção do consumidor.

Fonte: Agência Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário